Durante a Jornada
Pedagógica de 15 a 19 de julho, promovida pela Secretaria Municipal de Educação,
os professores e funcionários da E.M.E.F. Zeferino Lopes de Castro tiveram a
oportunidade de entrar em contacto com novas técnicas educativas através das
tecnologias de informação, com a participação e o apoio da Fundação Telefônica –
Vivo, a qual nos oportunizou a inclusão
no Projeto Escolas Rurais Conectadas, que promove a educação digital de nossas crianças
e jovens.
Através de
momentos agradáveis de troca de experiências e ampliação de conhecimentos, os
professores e funcionários, num grupo coeso e
integrado, participaram com
empenho e trabalho na elaboração de uma proposta pedagógica para a escola que
queremos.
A necessidade de
readaptar o plano de estudos à nova realidade da escola, uma vez implementado o
Projeto Escolas
Rurais Conectadas (um computador por aluno), o qual alterará
os métodos de ensino, surgiu a partir da seguinte reflexão:
A falta de conexão entre a escola e a
perspectiva de futuro de cada aluno, um currículo fragmentado em períodos com
poucas aulas práticas, o baixo uso (ou nenhum) de tecnologia na sala de aula, nos
fizeram chegar à concepção de uma escola integral, onde os alunos ficam o dia
inteiro na escola e com isso podem estudar os assuntos pelos quais mais se
interessam, fazendo com que se engajem mais no seu aprendizado, além de terem
oportunidade de troca com colegas com interesses parecidos. Usando a
metodologia de aprender através
de Projetos, centrados na curiosidade e
motivação do aluno, será
uma forma de envolver mais o educando colocando-o no centro de seu aprendizado,
permitindo que ele assuma o papel de
protagonista na busca de soluções e informações pertinentes ao mundo que o
cerca. O desafio multidisciplinar, o obrigará a lidar tanto com conhecimentos práticos de
várias disciplinas como com habilidades que lhes serão cobradas na vida, como a
capacidade de trabalhar em grupo, resolver problemas e analisar resultados
alcançados. Para tanto, o uso integrado das tecnologias é fundamental.
A capacitação dos professores para
trabalhar com esta metodologia se faz necessária, pois este passará a atuar como um articulador, estando disponível de
acordo com a demanda dentro do projeto do grupo que dele precisar, tornando-o responsável por mediar a
troca de conhecimentos, e não mais representar-se como o dono da sabedoria,
mescla momentos de ensino a partir de recursos virtuais com troca presencial de
informações e experiências. Esse tipo de dinâmica ressignificará a presença do
professor, tornando-a mais importante e mais estratégica.
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