sexta-feira, 19 de julho de 2013

Durante a Jornada Pedagógica de 15 a 19 de julho, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, os professores e funcionários da E.M.E.F. Zeferino Lopes de Castro tiveram a oportunidade de entrar em contacto com novas técnicas educativas através das tecnologias de informação, com a participação e o apoio da Fundação Telefônica – Vivo,  a qual nos oportunizou a inclusão no Projeto Escolas Rurais Conectadas, que promove a educação digital de nossas crianças e  jovens.

Através de momentos agradáveis de troca de experiências e ampliação de conhecimentos, os professores e funcionários, num grupo coeso e integrado,  participaram com empenho e trabalho na elaboração de uma proposta pedagógica para a escola que queremos.

A necessidade de readaptar o plano de estudos à nova realidade da escola, uma vez implementado o Projeto Escolas Rurais Conectadas (um computador por aluno), o qual alterará os métodos de ensino, surgiu a partir da seguinte reflexão:

A falta de conexão entre a escola e a perspectiva de futuro de cada aluno, um currículo fragmentado em períodos com poucas aulas práticas, o baixo uso (ou nenhum) de tecnologia na sala de aula, nos fizeram chegar à concepção de uma escola integral, onde os alunos ficam o dia inteiro na escola e com isso podem estudar os assuntos pelos quais mais se interessam, fazendo com que se engajem mais no seu aprendizado, além de terem oportunidade de troca com colegas com interesses parecidos. Usando a metodologia de aprender através de Projetos, centrados na curiosidade e motivação do aluno, será uma forma de envolver mais o educando colocando-o no centro de seu aprendizado, permitindo que ele assuma o papel de protagonista na busca de soluções e informações pertinentes ao mundo que o cerca. O desafio  multidisciplinar, o  obrigará  a lidar tanto com conhecimentos práticos de várias disciplinas como com habilidades que lhes serão cobradas na vida, como a capacidade de trabalhar em grupo, resolver problemas e analisar resultados alcançados. Para tanto, o uso integrado das tecnologias é fundamental.

A capacitação dos professores para trabalhar com esta metodologia se faz necessária, pois este passará a atuar como um articulador, estando disponível de acordo com a demanda dentro do projeto do grupo que dele precisar, tornando-o responsável por mediar a troca de conhecimentos, e não mais representar-se como o dono da sabedoria, mescla momentos de ensino a partir de recursos virtuais com troca presencial de informações e experiências. Esse tipo de dinâmica ressignificará a presença do professor, tornando-a mais importante e mais estratégica.

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